Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, constituída pelos seguintes elementos:
NOME | CATEGORIA / FUNÇÕES | GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO |
Rita Araújo |
Técnica Especializada - Psicóloga |
EB Monsenhor Elísio Araújo |
Sofia de Susa |
Técnica Especializada - Psicóloga |
EB de Vila Verde |
No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de maio, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolve a sua ação procurando:
a) Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
b) Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
c) Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
d) Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;
e) Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
f) Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho;
g) Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;
h) Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.
Como aceder aos Serviços de Psicologia e Orientação
O pedido de encaminhamento para o Serviço de Psicologia e Orientação deve ser feito através do educador, professor titular de turma, conselho de turma/ diretor de turma. Poderá ser feito igualmente pelos pais e encarregados de educação. Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento de uma Ficha de Encaminhamento e respetivo anexo (declaração de autorização do representante legal) e enviadas em conjunto o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Anexo à Ficha de Sinalização - declaração de autorização parental
Decreto-Lei 190/91, de 17 de maio
A Psicologia e orientação em contexto escolar
Mediação Educacional
A mediação educacional é um recurso especializado do Agrupamento, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo, dinamizado por:
NOME | CATEGORIA / FUNÇÕES | GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO |
Diana Costa |
Técnica Especializada - Mediadora |
Gabinete GAA e PES (EBMEA e EBVV) |
Sendo a escola um espaço previlizado, pois para além da transmissão de conhecimentos científicos (educação formal), é também um espaço onde as crianças começam a conviver e a relacionar-se com os seus semelhantes, onde desenvolvem competências pessoais, sociais e emocionais (educação não formal).
Neste sentido, é efetivamente crucial existir uma equipa de técnicos especializados para o desenvolver ações que ajudem a gerir todas estas questões, de forma positiva, olhando para as situações como oportunidades, e, por conseguinte, retirar o maior proveito delas, com o propósito de promover uma futura sociedade pacífica e positiva.
Assim, a mediação educacional é uma prática que visa a desenvolver a dimensão social e educativa da comunidade escolar, em contexto individual e/ou em grupo, através da:
- Gestão, prevenção e resolução de conflitos, preservando e contribuindo para a melhoria das relações interpessoais;
- Prevenção de situações de risco;
- Desenvolvimento pessoal e social do aluno;
- Promover relações entre todos os agentes educativos;
- Promover a integração e inclusão dos alunos na comunidade educativa;
- Melhorar o clima escolar, promovendo um ambiente descontraído e produtivo;
- Neutralizar comportamentos agressivos;
- Promover o sucesso escolar.
Para aceder ao serviço de mediação é necessário a sinalização, por parte do professor titular/diretor de turma, seja para intervenção em grupo-turma ou individual.
Esta sinalização deve fazer-se acompanhar pela declaração de autorização parental e enviadas em conjunto para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Declaração de autorização parental
Terapia da Fala
NOME | CATEGORIA / FUNÇÕES | GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO |
Lisandra Fernandes |
Técnica Especializada - Terapeuta da Fala |
Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar do Agrupamento |
A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
A Terapia da Fala pode ser indicada para crianças com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição da mesma, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).
No ano letivo de 2021|2022, esta especialidade, no Agrupamento, destina-se às crianças do ensino pré-escolar, preferencialmente.
Quando procurar a prestação de cuidados de saúde na área de Terapia da Fala?
Se o seu filho:
- tem mais de 2 anos e ainda não fala
- tem dificuldade em interagir com os outros
- tem dificuldade em se fazer perceber
- troca sons (na fala) ou letras (na escrita)
- tem dificuldade em compreender os outros
- fala muito alto e fica rouco com frequência
- gagueja ou faz esforço para falar
- tem problemas de audição e na fala
- tem/teve uma alteração craniofacial (p.e. fenda labiopalatina) que trouxe consequências ao nível da fala e/ou deglutição
- está a fazer tratamento ortodôntico e precisa de treinar a fala e/ou a motricidade oral
- está impedido de falar e precisa de outra forma de comunicação temporária ou definitiva
Para aceder ao serviço de terapia da fala do Agrupamento é necessário a sinalização, por parte do educador/docente ou pelo encarregado de educação, em documento próprio.
Esta sinalização deve fazer-se acompanhar pela declaração de autorização parental e enviadas em conjunto para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Declaração de autorização parental