Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, constituída pelos seguintes elementos:

NOME CATEGORIA / FUNÇÕES GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO
Rita Araújo

Técnica Especializada - Psicóloga

EB Monsenhor Elísio Araújo
Sofia de Susa

Técnica Especializada - Psicóloga

EB de Vila Verde


No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de maio, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolve a sua ação procurando:

a) Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;

b) Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;

c) Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;

d) Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;

e) Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;

f) Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho;

g) Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;

h) Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.

Como aceder aos Serviços de Psicologia e Orientação

O pedido de encaminhamento para o Serviço de Psicologia e Orientação deve ser feito através do educador, professor titular de turma, conselho de turma/ diretor de turma. Poderá ser feito igualmente pelos pais e encarregados de educação. Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento de uma Ficha de Encaminhamento e respetivo anexo (declaração de autorização do representante legal) e enviadas em conjunto o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Ficha de Sinalização

 Anexo à Ficha de Sinalização - declaração de autorização parental

Decreto-Lei 190/91, de 17 de maio

 A Psicologia e orientação em contexto escolar

 

Mediação Educacional

 

A mediação educacional é um recurso especializado do Agrupamento, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo, dinamizado por:

NOME CATEGORIA / FUNÇÕES GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO
Diana Costa

Técnica Especializada - Mediadora

Gabinete GAA e PES (EBMEA e EBVV)

 

Sendo a escola um espaço previlizado, pois para além da transmissão de conhecimentos científicos (educação formal), é também um espaço onde as crianças começam a conviver e a relacionar-se com os seus semelhantes, onde desenvolvem competências pessoais, sociais e emocionais (educação não formal).

Neste sentido, é efetivamente crucial existir uma equipa de técnicos especializados para o desenvolver ações que ajudem a gerir todas estas questões, de forma positiva, olhando para as situações como oportunidades, e, por conseguinte, retirar o maior proveito delas, com o propósito de promover uma futura sociedade pacífica e positiva.

Assim, a mediação educacional é uma prática que visa a desenvolver a dimensão social e educativa da comunidade escolar, em contexto individual e/ou em grupo, através da:

- Gestão, prevenção e resolução de conflitos, preservando e contribuindo para a melhoria das relações interpessoais;

- Prevenção de situações de risco;

- Desenvolvimento pessoal e social do aluno;

- Promover relações entre todos os agentes educativos;

- Promover a integração e inclusão dos alunos na comunidade educativa;

- Melhorar o clima escolar, promovendo um ambiente descontraído e produtivo;

- Neutralizar comportamentos agressivos;

- Promover o sucesso escolar.

Para aceder ao serviço de mediação é necessário a sinalização, por parte do professor titular/diretor de turma, seja para intervenção em grupo-turma ou individual. 

Esta sinalização deve fazer-se acompanhar pela declaração de autorização parental e enviadas em conjunto para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Ficha de Sinalização

 Declaração de autorização parental

Folheto de Mediação Escolar

 

Terapia da Fala

 

NOME CATEGORIA / FUNÇÕES GABINETE HABITUAL DE ATENDIMENTO
Lisandra Fernandes

Técnica Especializada - Terapeuta da Fala

Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar do Agrupamento

 

A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

A Terapia da Fala pode ser indicada para crianças com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição da mesma, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).  

No ano letivo de 2021|2022, esta especialidade, no Agrupamento,  destina-se às crianças do ensino pré-escolar, preferencialmente.

Quando procurar a prestação de cuidados de saúde na área de Terapia da Fala?

Se o seu filho:

- tem mais de 2 anos e ainda não fala

 - tem dificuldade em interagir com os outros

- tem dificuldade em se fazer perceber

- troca sons (na fala) ou letras (na escrita)

 - tem dificuldade em compreender os outros

- fala muito alto e fica rouco com frequência

- gagueja ou faz esforço para falar

- tem problemas de audição e na fala

- tem/teve uma alteração craniofacial (p.e. fenda labiopalatina) que trouxe consequências ao nível da fala e/ou deglutição

 - está a fazer tratamento ortodôntico e precisa de treinar a fala e/ou a motricidade oral

- está impedido de falar e precisa de outra forma de comunicação temporária ou definitiva

Para aceder ao serviço de terapia da fala do Agrupamento é necessário a sinalização, por parte do educador/docente ou pelo encarregado de educação, em documento próprio.

Esta sinalização deve fazer-se acompanhar pela declaração de autorização parental e enviadas em conjunto para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Ficha de Sinalização

 Declaração de autorização parental

Categoria: Técnicos Especializados

aevv-matriculas

logo-provas-1718

aevv-ope-logo

plano-ead 

giae-online-2017-logo

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

Ligação E-Mail Agrupamento

Ligação Moodle EB VV

SeguraNet

instagram-logo

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 197 visitantes e 0 membros em linha