Nos dias 27, 28 e 29 de junho, decorreu a viagem de finalistas, a Lisboa, dos alunos do 9.º Ano da Escola Básica de Vila Verde. Além da oportunidade de estar na capital do país, de ver o lugar onde partiram as naus e as caravelas à conquista do mundo, onde o rio Tejo se confunde com o Atlântico, ficaram a conhecer um mundo diferente daquele que é o seu quotidiano.

ebvv-viagem-de-finalistas-2022

Esta iniciativa, além de promover as relações interpessoais, visou enriquecer a formação dos alunos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras. Assim, tiveram oportunidade de apreciar o património natural, histórico e cultural da nossa capital, através da visita ao Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pelo Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém e Palácio de S. Bento. E os pastéis de Belém, para quem quis apreciar, também não faltaram.

Na Praça do Comércio, subiram ao Arco da Rua Augusta, apreciaram o Cais das Colunas, a estátua de D. José, e visitaram o “Lisboa Story Centre”, onde puderam viajar no tempo como se percorressem um livro ilustrado trazido à vida. Através de cenografia multimédia e experiências sensoriais, visualizaram relatos dramáticos dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar. Seguiu-se “Centro Interpretativo da história do Bacalhau”, onde a história da grande pesca se desenha de forma quase poética – belos lugres bacalhoeiros e heróis da pesca à linha lançam-se nos mares frios do Atlântico Norte. Abriram, assim, o grande livro da aventura dos que rumaram para norte e ergueram a bandeira dos antepassados e dos grandes navegadores portugueses. De seguida, um passeio pelo centro histórico, com passagem pela Sé de Lisboa e visita ao Castelo de S. Jorge, fazendo a ligação entre o passado e o presente da cidade, compreendendo a importância da preservação do património histórico-cultural. Ainda na zona ribeirinha de Lisboa, apreciaram o edifício do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e visitaram a Central Tejo, que foi uma central termoelétrica que abasteceu toda a região de Lisboa de eletricidade, entre 1909 e 1972. No Parque das Nações, os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, onde tiveram a oportunidade de realizar experiências interativas em diferentes áreas da Ciência e de ver a exposição “Água – uma exposição sem filtro”. Também visitaram o Oceanário de Lisboa. Construído no âmbito da EXPO'98 funcionou como Pavilhão dos Oceanos, um dos seus ex-libris, abrindo definitivamente ao público como Oceanário de Lisboa, a partir de Outubro de 1998.A sua localização central, em plena Doca dos Olivais, rodeado de água, aliada à sua arquitetura exterior sugerem-nos várias imagens: a de uma embarcação ancorada à beira-mar, pronta a largar amarras à descoberta do Oceano Global ou a de uma ilha solidamente plantada no centro do oceano.

No seu interior 25000 peixes, aves e mamíferos estão distribuídos por dois percursos: um terrestre e outro subaquático. Um gigantesco tanque central, que representa o oceano aberto, reproduz a fauna de alto-mar (tubarões, raias, atuns, numerosos cardumes, entre outras espécies). Em seu redor são recriados os quatro principais ambientes marinhos: Atlântico, Índico, Pacífico e Antártico. Esta visita permitiu a sensibilização dos alunos para a preservação das espécies e dos oceanos.

Esta viagem contou com a presença e colaboração da Dra. Florbela Alves e a Dra. Zita Barros, adjuntas da Direção, da professora Ana Pereira (coordenadora dos Diretores de Turma) e das diretoras das turmas do 9.º ano, Luísa Campos (9.º B), Manuela Soares (9.º C) e Regina Lopes (9.º G).

Aos alunos, que agora iniciam mais uma nova etapa nas suas vidas, desejamos as maiores felicidades e muito sucesso!

A organização

ebvv-viagem-de-finalistas-2022