No dia 12 de janeiro, pelas 15 horas, os alunos do 3.º B, da Escola Básica N.º 2 de Vila Verde, participaram num Workshop sobre alimentação saudável e sustentável. Este evento ocorreu no âmbito dos projetos das mestrandas da Universidade do Minho e teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de comer de forma saudável e sustentável.

ebn2vv-cevv-refeicoes-saudaveis-sustentaveis-2021-2022

Intitulada “Workshop Alimentação Saudável e Sustentável”, foi realizada por Andrea Barbosa, da loja Greenstore4u em Vila Verde, que confecionou uma sopa sustentável e um lanche saudável. Na preparação da sopa, apelou-se para a importância de consumir produtos locais (preferencialmente biológicos) e da época, para além de reforçar a ideia de que podemos aproveitar quase todos os constituintes dos produtos, reduzindo assim o desperdício na confeção e preparação das refeições.

Relativamente ao lanche saudável, a sua confeção pretendeu mostrar que podemos comer lanches saborosos sem açúcar. Esta parte da sessão prendeu-se com a necessidade de alertar os alunos para a importância de reduzir o consumo de produtos açucarados.

O evento contou com a participação ativa dos alunos e com a degustação das refeições preparadas, tendo sido uma experiência positiva e gratificante para todos.

Foi o culminar de um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo da primeira fase de estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

ebn2vv-cevv-refeicoes-saudaveis-sustentaveis-2021-2022