Os alunos do 7.º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, com a atividade “Educar para a Paz”, quiseram demonstrar que uma comunidade em paz semeia bondade, amor e bem-estar para toda a humanidade.  Os alunos declamaram o poema: “À Procura da PAZ”, de Rennan Teixeira de Araújo, seguindo-se a música “Where Is the Love", dos Black Eyed Peas.

ebmea-7-ano-emrc-paz-2022

A Educação para a paz está pautada por valores humanos que precisam de ser colocados em prática, a fim de passarem do estado de intenção para o exercício da ação, transformando-se, concretamente, em atos. Educar para a paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios da liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade.

É urgente e necessário o despertar de expressões de amor e manifestações de respeito, que têm estado adormecidas, nos últimos tempos.

A educação para a paz está - tem de estar - presente em todas as palavras, em todas as atitudes, em todos os momentos de todos os dias.

A professora

Paula Simões