No dia 8 de abril de 2022, as turmas E e G do 5.º ano da EBVV foram em representação da EBVV participar na IV Feira das Ciências, que se realizou na EB n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar de Vila Verde). As referidas turmas, foram preparadas para desenvolverem atividades experimentais, pelas professoras estagiárias, Sara Gonçalves e Hercília Pereira, sob a orientação da professora Teresa Oliveira, seguindo as diretrizes do grupo disciplinar de Matemática e Ciências Naturais, do Departamento de Matemática e das Ciências Experimentais.

ebvv-cevv-5-ano-feira-das-ciencias-2022

Com o intuito de implementar o projeto sobre a Alimentação Saudável e de incutir uma mudança de hábitos alimentares e comportamentos sociais, a turma do 5.º E levou três experiências, a construção de uma Roda dos Alimentos e um jogo de tabuleiro, sendo estes dois últimos uma forma lúdica de fomentar conhecimentos sobre a temática, tendo o público-alvo uma aprendizagem mais significativa e ativa.

Na tentativa de capacitar, envolver e sensibilizar os alunos para a problemática das Alterações Climáticas, a turma do 5.º G desenvolveu um conjunto de atividades experimentais com o objetivo de dar a conhecer e fazer compreender os efeitos do aquecimento global e, consequentemente, as alterações climáticas, para além de mostrar uma forma de reduzir o desperdício alimentar na preparação das refeições, visto este ser responsável por 8 a 10% das emissões de gases que contribuem para o aquecimento global da Terra.

A preparação desta atividade, que se insere no Projeto Eco-escolas, contou com a intervisão pedagógica do subcoordenador do grupo disciplinar de Matemática e Ciências Naturais, professor Luís Vaz, na turma 5.º G, e também com a intervisão pedagógica da professora Ana Isabel Carvalho, na turma do 5.º E, numa das aulas de ALDM.

Terminada a experiência pedagógica, faz-se um balanço positivo no que refere à participação dos alunos. Foi notória a motivação e empenho dos mesmos, tendo contribuído, com toda a certeza, para uma maior e significativa aprendizagem. De enaltecer e felicitar a turma 5.º G, por ter conseguido alcançar, com mérito, o verdadeiramente merecido terceiro lugar nesta saudável competição.

Muitos parabéns a toda a equipa e um especial agradecimento ao CEVV, pelo convite e oportunidade dada a turmas da EBVV de participarem neste intercâmbio de conhecimento e aprendizagem.

Professora Teresa Oliveira, Grupo 230

ebvv-cevv-5-ano-feira-das-ciencias-2022