Palestra com o Eurodeputado José Manuel Fernandes

No dia 9 de maio comemorou-se o Dia da Europa no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Estas comemorações tiveram a participação do Eurodeputado José Manuel Fernandes que proferiu uma palestra na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e outra na Escola Básica de Vila Verde.

aevv-dia-da-europa-eurodeputado-jose-manuel-fernandes-2022

Esta iniciativa, promovida pelo grupo disciplinar de Geografia, teve a participação de várias turmas da Escola e pretendeu fomentar o interesse, o conhecimento e o debate acerca do funcionamento da União Europeia, bem como os acontecimentos mais recentes como o BREXIT e a invasão da Ucrânia.

O Eurodeputado conversou com os alunos sobre os grandes ideais que sustentam os objetivos da União Europeia, como a promoção da paz, a sustentabilidade e a inclusão, assim como os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos. Sensibilizou os alunos para a “perda de memória” de acontecimentos relativamente recentes, nomeadamente da existência de fronteiras entre países que funcionavam como barreiras culturais, sociais e económicas. A queda dessas fronteiras deu-se com a entrada na União Europeia proporcionando-nos liberdade de movimento e de intercâmbio.

Num tom informal, as diferentes dúvidas foram esclarecidas pelo nosso convidado que procurou elucidar os intervenientes sobre diversos aspetos pouco percetíveis à grande maioria dos cidadãos, desmontando preconceitos e promovendo a participação e a cidadania plena.

O Coro da turma A do 5.º ano da EB de Vila Verde e da Academia de Música de Vila Verde cantou o Hino da Alegria que simboliza a União Europeia, mas também a Europa num sentido mais lato.

Na EB Monsenhor Elísio Araújo, o coro de alunos do 2.º ciclo iria também interpretar o Hino da Alegria, mas, em virtude do falecimento do professor Manuel Albino, prestou-se-lhe homenagem com um minuto de silêncio.

aevv-dia-da-europa-eurodeputado-jose-manuel-fernandes-2022