No dia 24 de junho, os alunos das três turmas de 3.º ano da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (CEVV) apresentaram, na biblioteca escolar, a dramatização da obra “O Senhor do seu nariz”, de Álvaro Magalhães, como resultado do trabalho desenvolvido, durante o 3.º período, no workshop de expressão dramática*.

ebn2vv-teatro-2022

Este workshop foi realizado ao longo do ano letivo com alunos de 3.º e 4.º ano de diferentes escolas do 1.º ciclo do agrupamento.

No 3.º período, na Escola Básica n.º 2 de Vila Verde, foi desenvolvido em articulação entre a técnica de expressão dramática e teatro, Carla Cunha, e as professoras: Alda Pinto, Ana Melo, Rosa Esteves, Teresa Castro, Maria Catarina Vieira, Paula Fernandes e Andrea Morais.

O desenvolvimento do trabalho, tendo por base o texto “O Senhor do seu nariz”, permitiu uma articulação com as aprendizagens essenciais de Português, nomeadamente o desenvolvimento da oralidade e da escrita, uma vez que os alunos foram envolvidos na discussão e escrita de ideias, que tinham como objetivo a adaptação da obra para texto dramático. Em paralelo, permitiu aos alunos, através do jogo dramático, a oportunidade de desenvolverem competências ao nível do relacionamento interpessoal, do desenvolvimento pessoal e autonomia e ao nível da sensibilidade estética e artística.

Os alunos envolveram-se com entusiasmo e empenho nas aulas, bem como na preparação e na apresentação do resultado final do workshop, decorando os seus textos, criando autonomamente coreografias e reunindo adereços e figurinos. Estão todos(as) de parabéns.

A apresentação de “O Senhor do seu nariz” contou, ainda, com a colaboração do Diretor Alberto Rodrigues, do Subdiretor Manuel Flores, da estagiária do “Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, Manuela Cunha, das assistentes operacionais Carla Barbosa e Hortelinda Cunha, da estagiária do curso de “Apoio Psicossocial”, Isabel Escadas do Rio, e dos estagiários do curso “Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informáticos”, Bruno Coelho, Hugo Coelho, Hugo Gonçalves e Leandro Barbosa, da Escola Secundária de Vila Verde.

* Projeto desenvolvido no âmbito da medida “Aprender pela arte – a expressão dramática, a expressão do sucesso” do PDPSC (Programa de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário) do PNPSE (Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) - 2021-23

ebn2vv-teatro-2022