Visita de estudo a Madrid - 9ºano Escola Monsenhor Elísio Araújo

Visita de estudo a Madrid - 9ºano escola Monsenhor Elísio Araújo

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de abril a visita de estudo a Madrid para os alunos do 9° ano da Escola Monsenhor Elísio Araújo. Foi uma oportunidade ímpar proporcionada aos alunos, não só de conhecer sítios históricos, museus e cidades de relevo cultural mundial, mas também de partilhar momentos de convívio mais próximos ente alunos e professores. O alojamento, num hotel de qualidade digna de registo, foi também um fator de enriquecimento da visita.

Visita de estudo a Madrid - 9ºano escola Monsenhor Elísio Araújo

Em Toledo foi organizado um roteiro pelos principais monumentos da Cidade das Três Culturas, que permitiu explorar locais como a ponte de S. Martin, o mosteiro de São João dos Reis, a sinagoga de Santa Maria La Blanca, a Catedral, o Alcazar, a mesquita de Cristo da Luz, a porta de Bisagra. As orientações dadas ajudaram a compreender a multiculturalidade característica da cidade histórica, de influência cristã, muçulmana e judaica.

Visita de estudo a Madrid - 9ºano escola Monsenhor Elísio Araújo

Em Madrid, para além de conhecer os sítios mais emblemáticos da cidade, como a Praça de Cibeles, a Gran Via, a Porta do Sol, a Plaza Maior, o Parque do Retiro, o Palácio do Oriente e as suas zonas envolventes, o Estádio Santiago Bernabéu, foi dado particular destaque aos museus do Prado e Rainha Sofia. Foi assim possível aprofundar conhecimentos artísticos, bem como da envolvente cultural e histórica de grandes épocas artísticas, como o período clássico, o Renascimento, o Neoclassicismo, Romantismo. Foi também possível conhecer grandes artistas, como, entre muitos, Leonardo da Vinci, Rafael, Rubens, Velasquez, EL Greco, Goya, Picasso, Salvador Dalí. As orientações fornecidas pelos professores permitiram explorar conteúdos artísticos, mas também fazer apelo a interpretações de natureza social, histórica, científica, mas também no âmbito das mentalidades, como as questões da saúde e da sexualidade.

Visita de estudo a Madrid - 9ºano escola Monsenhor Elísio Araújo

O Real Jardim Botânico foi também visitado e explorado.

Visita de estudo a Madrid - 9ºano escola Monsenhor Elísio Araújo

Não tendo sido contratados serviços de guia para estes sítios, foram as visitas in loco orientadas pelos professores acompanhantes, tendo também sido produzida informação abundante, em forma de roteiro, que, fornecida aos alunos, lhes permitiu ter acesso a informação para aprofundar os seus conhecimentos sobre os temas.