O resultado de um processo na EB Monsenhor Elísio Araújo

No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) foi levado a cabo, com as turmas do 5.º B, 6.º A, 6.º B e 6.º C da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (EB MEA), um projeto de articulação entre a Técnica de Expressão Dramática e Teatro, Carla Cunha, e vários professores. Este projeto tinha como objetivos a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem, a promoção da autoestima, da cooperação e da socialização, entre outros.

O projeto foi iniciado em fevereiro, na modalidade de [email protected], e em março, em contexto presencial, deu-se início, com as turmas de 6.º ano, à encenação de “Os Piratas”, de Manuel António Pina, obra indicada nas Aprendizagens Essenciais de Português do 6.º ano, para o desenvolvimento da Educação Literária. Já com a turma B do 5.º ano realizou-se uma leitura encenada a partir da obra “O Limpa-Palavras e Outros Poemas”, de Álvaro Magalhães.

Durante este projeto, através do contacto com a linguagem teatral, os alunos tiveram oportunidade de encontrar novas formas de comunicação e expressão, de trabalhar em grupo, de debater ideias e de contactar, de forma lúdica e informal, com o texto dramático e poético. Viveram-se momentos únicos.

As restrições que vivemos atualmente impediram a apresentação pública do espetáculo, mas o trabalho desenvolvido é aqui partilhado para que todos o possam apreciar.  Foi um verdadeiro trabalho em equipa.

Parabéns a todos!