erasmus-logoThe Erasmus+ Programme is designed to support Programme Countries' efforts to efficiently use the potential of Europe’s talent and social assets in a lifelong learning perspective, linking support to formal, non-formal and informal learning throughout the education, training and youth fields.

Erasmus Plus Programme Guide (5: 2018)

A candidatura apresentada pelo nosso agrupamento à Ação Chave 1 do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar, no âmbito do Convite Nacional à Apresentação de Candidaturas 2018, foi aprovada.

erasmus-logoO projeto, intitulado “Projeto 3I’s: Inovação, Inclusão & Internacionalização para Desenvolver Competências do Século XXI”, pressupõe a realização de sete mobilidades de docentes de diferentes grupos disciplinares e implica a frequência, em países europeus, de cursos de formação relacionados com o desenvolvimento de competências em metodologias de ensino inovadoras: integração das metodologias CLIL e Project-based learning, integração de alunos oriundos de minorias ou com Necessidades Educativas Especiais, recurso às ferramentas TIC para desenvolver o pensamento crítico e a reflexão. Considerando que as atividades formativas decorrem em ambientes multiculturais, o projeto prevê ainda o desenvolvimento de competências linguísticas, em particular na língua inglesa, e a partilha de informação/ conhecimento com professores de outros países e/ ou através da visita a escolas europeias.

Os eventos de formação podem durar entre cinco a dez e ser realizados em países parceiros como a Irlanda, República Checa, Finlândia, Malta, etc.

Os participantes serão selecionados de acordo com os critérios de seleção ratificados em Conselho Pedagógico que se elencam:

1) Domínio da língua inglesa, sendo B1 o nível mínimo (ponderação de 25%);

2) Alcance de grupos disciplinares (ponderação de 25%);

3) Necessidade de formação avançada na área em destaque (ponderação de 25%);

4) Objetivos claros para a atividade de mobilidade (ponderação de 15%);

5) Gosto pela concretização de projetos e pela inovação (ponderação de 10%).

A ponderação mais elevada aos dois primeiros critérios resultam da relação entre a pertinência de alguma capacidade comunicativa e responsabilização pela disseminação dos produtos da formação, quer pela necessidade de abranger um número alargado de áreas de conhecimento.

Os candidatos devem apresentar candidatura via eletrónica em formulário próprio até ao dia 15 de julho, fazendo parte integrante dela a submissão de um questionário de autoavaliação online relativo às suas competências linguísticas na língua alvo, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência.

Informação específica sobre os cursos de formação pode ser consultada aqui:

Os candidatos são, ainda, convidados a propor cursos de formação nas áreas relevantes para o projeto, consultando, para o efeito as plataformas:

School Education Gateway

eTwinning

Destaca-se a preferência por cursos benchmarking que incluam uma componente de job shadowing com visitas a instituições de ensino para observar aulas, interagir com diretores, professores e alunos de forma a permitir o intercâmbio entre docentes no sentido de observar boas práticas de ensino e adquirir conhecimentos relativos a diferentes sistemas educativos.

Boa sorte!

Categoria: Projetos Europeus